quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Palestra Prof. Pedro Demo

Acho interessante iniciar colocando meu sentimento a respeito da palestra do prof. Pedro Demo que foi num primeiro momento o de inquietação!!! Não sou Pedagoga, mas fiquei me remexendo na cadeira, pensando em como meu colegas estavam se sentindo com a postura dura do Prof. em relação ao professor e a Pedagogia!
Esta palestra aconteceu no PR, em um Seminário de Políticas Públicas, onde o professor citado trouxe sua visão sobre o aprendizado e a postura dos professores. Ele inicia colocando a necessidade de se desconstruir nosso formato atual de aula e sim, trabalhar de uma forma que aumente o aprendizado. Baseado nesta idéia inicial, o prof. cita a mudança realizada pela LDB, onde foi aumentada o número de dias letivos para 200, o que ao seu ver não garante nada. Quantidade não garante qualidade, é claro!. Ele continua trazendo a necessidade vital da pesquisa. “O professor que não pesquisa não tem nada a ensinar”.
Prof. Demo aborda a necessidade da escola e universidade e principalmente os professores realizarem uma mudança verdadeira rumo ao século 21! Ele exemplifica com a situação de que o mercado de trabalho exige uma maestria virtual de seus trabalhadore, porém, na escola não se usa o computador no cotidiano da aprendizagem. Incoerência?!
O mesmo segue trazendo a importância de valorizarmos os professores, oferecendo uma remuneração adequada e proporcionando que o mesmo estude e produza. Fala que temos que cuidar do professor para que ele possa fazer sua tarefa.
Acho importante ressaltar que o mesmo enfatiza o entendimento que o ser humano aprende com seu cérebro e não com o ouvido. Sendo assim, uma aula no estilo: professor falando e aluno quieto ouvindo não gera o que esperamos.
Bom, seguindo com as minhas sensações, no decorrer da palestra fui começando a achar, que o professor na verdade está realizando algo que todos nós devemos nos obrigar a fazer, isto é, mexendo nas estruturas e fazendo pensar! Em um momento ele deixa claro que não é contra o fato de dar aula, mas que acha importante repensarmos se o que estamos fazendo está dando certo. E cá entre nós, acho mesmo que em sua maioria não está!
Sendo assim, meu sentimento foi bastante positivo! Gostei muito do que ouvi, pois gosto da sensação de me sentir incomodada com algo, mexida, desconfortável, porque isto é sinal de que temos uma capacidade de criticar, pensar, destruir para reconstruir!
Além disso, também penso que a Pedagogia é a mãe dos demais cursos e na minha concepção, só causa interesse em repensar algo que para nós é notoriamente importante ! Todos nós deveríamos estar interessados em rever a forma de aprendizado e neste momento, me incluo como cidadã, profissional e mãe!

Abraços!
Maira

Link para a palestra: http://webcast.pr.gov.br/escoladegoverno/historico.php?evt_id=12

2 comentários:

Iris disse...

Olá, Maira

Muito interessante teres socializado as tuas sensações, na medida em que ouvias o Prof. Demo. Penso que o que ele propõe e o modo como coloca as situações tem a intenção de nos desequilibrar e com razão. A escola, como toda a instituição que perdura por séculos, tende a ser conservadora. Assim como houve época em que a psicologia e a medicina confinavam os doentes, para separá-los da sociedade, mas também para compreendê-los e estudá-los, as instituições de ensino também tendem a separar o que se passa na escola, da vida. Já houve evolução, mas é preciso mais.
Abra@os, Iris

SIL disse...

Maira!
Compreendo teu sentimento em relação às falas do Pedro Demo, num primeiro momento parecem agressivas e chamativas, mas posso te dizer que é preciso que estas coisas sejam ditas, pois convivemos com um grande universo de professores acomodados, que necessitam destas provocações para repensar suas práticas e inovar, pois os alunos das diferentes faixas etárias, sofrem com posturas já ultrapassadas e aulas nada atrativas.
Beijos
Sil